• 42 | 3222.2166
  • vendas@ssmotores.com.br
  • Webmail

MANUTENÇÃO DE MOTORES EX – ÁREA EXPLOSIVA

Os motores elétricos à prova de explosão são amplamente utilizados na indústria, porém requerem cuidados especiais nas fases de instalação, comissionamento, operação e manutenção. Para garantir o funcionamento seguro nas áreas classificadas desses equipamentos, devem ser feitas inspeções periódicas por profissionais devidamente capacitados, bem como, quando necessário, manutenção e reparo adequados.

DIRETRIZES

A NBR IEC 60079-17 ressalta a necessidade da documentação atualizada e do pessoal capacitado. Também apresenta tabelas para nortear a inspeção em equipamentos Ex. Ações mais específicas de manutenção ao longo da vida útil do equipamento devem ser baseadas no manual do fabricante, incluindo a manutenção periódica.

A manutenção periódica deve compreender o acompanhamento das características elétricas, como o valor da resistência de isolamento e do índice de polarização, dentre outras. Também são necessárias inspeções visuais, para identificar eventuais danos físicos, limpeza, sinais de corrosão devido à condensação do ar ou outros agentes agressivos.

Mesmo que o motor fique longos períodos fora de operação, é importante acompanhar parâmetros como temperatura ambiente e umidade relativa do ar para prevenir danos quando for necessário colocá-los em funcionamento.

DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO

A proteção térmica pode fornecer informações úteis tanto para ações preventivas quanto para procedimentos de manutenção. O ajuste das temperaturas de alarme e de desligamento e de outras proteções, como protetores contra surtos e sensores de vibração, deve estar em conformidade com as recomendações do fabricante. Por sua vez, equipamentos Ex i associados precisam estar de acordo com parâmetros definidos no certificado de conformidade.

REPAROS

Em caso de necessidade de reparos, existem ações que devem ser providenciadas tanto pela empresa reparadora quanto pelo proprietário do motor, como recomendado na NBR IEC 60079-19, por exemplo:

  • A empresa reparadora deve possuir um sistema de gestão de qualidade;
  • A empresa reparadora deve possuir um responsável técnico, devidamente registrado no Crea;
  • O proprietário do motor deve fornecer o certificado de conformidade do equipamento, e informar suas condições de utilização;
  • A empresa reparadora deverá obter, do usuário ou do fabricante, a respectiva documentação necessária, incluindo desenhos e instruções para desmontagem;
  • A empresa reparadora deverá obter peças sobressalentes necessárias ao serviço, preferencialmente do fabricante.

MÁS EXPERIÊNCIAS

Não são raros casos de motores que foram enviados para reparo em oficinas sem os adequados recursos de materiais e de mão de obra, e que apresentaram defeito logo após voltarem a operar. Entre as causas mais comuns para essa ocorrência estão: substituição de componentes por outros “similares” que não possuem a certificação de conformidade e a montagem de rolamentos sem respeitar a tolerância máxima prevista na documentação.

Se o motor não for corretamente reparado, poderá sofrer danos tanto ao retornar à operação quanto um pouco mais tarde, o que inevitavelmente acarretará prejuízos, incluindo a perda de produção da indústria.

Compensa, desta forma, executar reparassem motores Ex numa empresa reparadora devidamente aparelhada e com pessoal capacitado.

Se você possui dúvida sobre requisitos para manutenção Ex, favor pesquisar na internet por IECEx.

Atenciosamente

Departamento de Engenharia S.S. Motores Elétricos Eireli.